Falar Global vai debater futuro da ciência e tecnologia
O programa televisivo Falar Global, da SIC Notícias, está a convocar 30 personalidades de várias áreas da sociedade portuguesa para responderem, cada uma, a 30 questões colocadas pelos cidadãos portugueses.
A iniciativa, que se chama “Fala Futuro”, pretende debater a cultura científica e tecnológica portuguesa e vai iniciar-se a 10 de Outubro próximo: o célebre 10/10/10. Nesta data, 30 pessoas reunir-se-ão no Pavilhão do Conhecimento para falarem da importância da inovação, ciência e tecnologia.
Segundo explicou no Fala Global o apresentador do programa, Reginaldo Rodrigues de Almeida, serão respondidas, no total, 900 perguntas. O projecto terá a duração de 13 meses – até 11 de Novembro de 2011 (ou 11/11/11).
“Queremos saber qual o papel e dimensão social da tecnologia, o que ela nos diz para além do impacto que tem no dia-a-dia”, revela Reginaldo Rodrigues de Almeida.
Paralelamente, serão lançadas outras iniciativas, como o “Falar Global Open Tech”, que irão criar outras valências para a afirmação da tecnologia.
“Este Open Tech terá como missão a criação de um produto tecnológico, criado através de inteligência colectiva e que através do site Falar Global, do programa da SIC Notícias, do blog e do site do Expresso vão reunir todos os contributos que qualquer cidadão queira dar e assim criar o telemóvel, máquina do café ou gadget do futuro, aquele que melhor sirva os intentos sociais, escolhido pelas pessoas”, explica o responsável.
No site Falar Global já podemos conhecer algumas das personalidades que irão participar neste projecto.