Festival ‘A Cidade que Queremos’ chega à Amadora de 16 a 18 de Maio com programa para imaginar cidades mais justas e sustentáveis



O festival ‘A Cidade que Queremos’ chega já nos dias 16, 17 e 18 de Maio (Sexta, Sábado e Domingo) à cidade da Amadora, com três dias de concertos, espetáculos, debates e workshops para pensar cidades mais justas e sustentáveis, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a ter lugar no pátio da Associação Cultural Moinho da Juventude, na Cova da Moura, e no Auditório de Alfornelos – Teatro Passagem de Nível, o evento propõe-se a unir cultura e ativismo, ciência e artes, rua e política num único evento, para (re)imaginar, no encontro de comunidades, uma cidade em comum.

O objetivo? Pensar o impacto das alterações climáticas nas vivências urbanas, juntando os desafios da transição climática aos da justiça social e desigualdades.

Embora o casamento entre os dois possa não parecer óbvio à primeira vista, “faz todo o sentido”, garante a organização do festival, a cargo da Associação Alecrim – Arte e Ativismo Climático. “Queríamos colocar a pergunta da seguinte forma: podemos imaginar uma cidade de futuro que sirva ao planeta sem deixar ninguém para trás? Como é a cidade que temos? E como seria a cidade que queremos?”

O festival é inteiramente gratuito e conta com a participação de cientistas, artistas e ativistas de contextos diversos, num programa recheado.

Na sexta-feira (16), a abertura dá-se com estrondo e bazofaria, na Cova da Moura, a partir das 19h, com um espetáculo de stand up comedy de Mauro Hermínio seguido de uma atuação do grupo de batuque Finka Pé.

A festa prossegue no sábado (17) com o workshop de escrita criativa ‘Imaginar outra cidade’, orientado pela escritora Gisela Casimiro e pela cientista Vera Ferreira a começar às 15h, seguido pelo espetáculo de teatro ‘Hotel Chronos’ da estrutura de criação ‘Rafeira’ às 19h, no Auditório de Alfornelos.

Já no pátio do Moinho da Juventude, na Cova da Moura, a noite é de Catarina Branco, com o concerto da artista a começar às 21h.

Domingo (18) é dia de eleições – e o melhor dia para pensar cidades mais justas, amigas do clima e das pessoas. O dia começa às 10h na Cova da Moura, com o workshop de teatro para crianças ‘Hoje sou o Presidente da Câmara’ orientado pela atriz Letícia Sá Pinheiro e a ativista Mourana Monteiro.

Já a tarde pertence ao debate “A Cidade que Queremos: práticas sustentáveis e novas possibilidades urbanas”, com Jakilson Ramos Pereira (presidente do Moinho da Juventude) e a investigadora e comentadora Ana Drago, a partir das 16h.

Todas as atividades são gratuitas, mas os workshops requerem inscrição prévia através do link http://bit.ly/inscrever_workshops_ACidade.

Já os bilhetes para a peça ‘Hotel Chronos’ podem ser requeridos enviado email para festivalalecrim1.0@gmail.com.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...