Filadélfia: o retrato de uma cidade abandonada (com FOTOS)

Costuma dizer-se que a América moderna nasceu em Filadélfia, no estado da Pennsylvania, mas a cidade entrou em declínio há 40 anos. Com o decréscimo de importância nacional de Filadélfia vieram também os edifícios abandonados e decrépitos – o que é comum a outras cidades norte-americanas, como Detroit.

Filadélfia foi a segunda cidade do império britânico, a seguir a Londres, e foi lá que os pais fundadores dos Estados Unidos se juntaram, assinaram a declaração de independência (1776) e depois a constituição (1787)

Tudo mudou, porém, e este estado de abandonado chamou a atenção de Matthew Christopher, fotógrafo e professor da cidade, que através das suas imagens conseguiu arrecadar €33.000 (R$ 99.000) para a preservação e manutenção de lugares abandonados. Como estes.

Muitos destes edifícios, explica Christopher, são igrejas, que se tornam no local perfeito para fotografar as maravilhas americanas em decadência. “As pessoas ajudam-me porque vêem que não estou a gozar com a sua fé ou a tirar vantagem da sua confiança. Ao contrário de outros edifícios, as igrejas são formas de arte puras – são desenhadas para pensarmos em algo grande e superior”, explicou o fotógrafo.

Veja alguns dos locais fotografados por Christopher.

[nggallery id=720 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...