Finlândia: cães ajudam crianças a ganhar gosto pela leitura

Na Finlândia, cujo modelo de ensino é citado como exemplo em todo o mundo, os cães desempenham um papel importante no incentivo das crianças à leitura. Treinados para serem bons ouvintes e até leitores atentos, são presença habitual nas salas de leitura das escolas.

Chamam-lhes “reading dogs”. Estão presentes nas escolas e nas bibliotecas da Finlândia, preparados para dar atenção às crianças que lhes quiserem contar histórias, ou partilhar com elas a “leitura” de um livro.

Longe de ser considerado uma manobra de diversão, a utilização de cães no ensino foi instituída como prática habitual depois de pedagogicamente avaliada e testada.

Além desta surpreendente diferença, as escolas finlandesas oferecem aos seus alunos a possibilidade de ir para as aulas em pijama, de passar a noite na escola acompanhados por professores, e nesse caso com direito a ter no dia seguinte um pequeno-almoço que inclui gelado no menu.

Durante as aulas as crianças podem acompanhar a lição encostadas num sofá ou deitadas no chão, até aos 16 anos não têm exames e passam menos tempo na escola do que a média que se pratica noutros países. Todas as escolas obedecem aos mesmos padrões de qualidade e todo o material didáctico, incluindo livros, é gratuito.

Foto:  Ilari Välimäki via Ministry for Foreign Affairs of Finland

Patrocinadores

css.php