Floene promove debate sobre o papel dos gases renováveis no desenvolvimento sustentável das comunidades



No próximo dia 15 de maio, o Auditório Municipal da Quinta das Pratas recebe a sétima edição da conferência “Comunidades de Futuro: Oportunidades dos Gases Renováveis”, promovida pela Floene, com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o evento foca-se nas oportunidades concretas que o biometano pode trazer ao Ribatejo, conhecido pelo seu forte setor agropecuário e pela presença de uma relevante indústria de transformação alimentar. Estas características posicionam esta região como uma área de elevado potencial para a produção de biometano, através da valorização de resíduos agrícolas, pecuários e agroindustriais, bem como para o seu consumo eficiente, tanto no tecido empresarial como no setor doméstico.

A sessão de abertura contará com a presença de João Heitor, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, e de Diogo da Silveira, Presidente do Conselho de Administração da Floene Energia.

O programa inclui a apresentação de casos práticos e a realização de painéis de discussão sobre o papel dos gases renováveis no fortalecimento da economia local, no apoio à descarbonização industrial e no incentivo a comunidades mais sustentáveis, tirando partido da economia circular e da gestão eficiente de recursos endógenos.

Contará ainda com a exploração de modelos que promovem a reutilização e o aproveitamento de resíduos orgânicos provenientes da agricultura, da pecuária e da indústria, com foco na sua valorização local e transformação em recursos e energia. Esta abordagem visa impulsionar a economia regional, promovendo uma maior circularidade.

A valorização dos resíduos orgânicos locais através da produção de biometano poderá atrair investimento para os municípios, fortalecer a competitividade da região e promover a sua sustentabilidade, contribuindo para o reforço da capacidade produtiva e acelerando a transição para uma economia de baixo carbono.

Com esta iniciativa, a Floene “reforça o seu compromisso como facilitador da transição energética nas regiões onde opera, promovendo o desenvolvimento de soluções energéticas locais baseadas em gases renováveis, e contribuindo para acelerar a sustentabilidade económica e ambiental do Ribatejo. O objetivo é incentivar a participação ativa de todos os intervenientes, promovendo uma sociedade mais sustentável”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...