Fotógrafo português captou a (muito rica) biodiversidade das águas algarvias

a muito rica biodiversidade das águas algarvias

“Um dos maiores tesouros da nossa região”: é assim que João Rodrigues, fotógrafo português caracteriza a magia escondida nas águas algarvias. A exposição “Aguas Vivas” com apresentação marcada para dia 25 de Fevereiro revela fotografias que captam momentos únicos de animais marinhos nas águas algarvias, dando a conhecer o património natural escondido abaixo da superfície.

A mostra retracta a beleza subaquática da região do Algarve, que em parte se encontra ameaçada e pretende contribuir para que mais pessoas possam conhecer este tesouro submerso que merece a especial atenção de todos.

As fotografias em exposição foram captadas no passado ano de 2017 no Mar do Algarve, ao longo de mais de quatro meses de mergulho. Formado em Biodiversidade e Conservação Marinha na Universidade do Algarve, João Rodrigues considera que “as águas vivas do Algarve são um dos maiores tesouros da nossa região.”

“Acredito que as entidades públicas e outras organizações, com responsabilidade na gestão do território, devem contribuir activamente para uma maior informação e preservação do meio ambiente. As inquietantes notícias sobre a prospecção e exploração de hidrocarbonetos, assim como a poluição e sobre-exploração pesqueira, reforçam o meu sentido de missão em dar a conhecer aquilo que posso ver com os meus olhos e capturar com a minha máquina fotográfica”, conta o fotógrafo.

Como biólogo e mergulhador, João Rodrigues tem sido muito activo na exploração e no estudo de ambientes marinhos e aquáticos. Desde 2010, tem trabalhado em diversos cenários desafiantes como: grutas de água doce, montes submarinos profundos da Dorsal Mesoatlântica, águas geladas dos mares nórdicos, naufrágios do mar báltico, grutas marinhas, estuários, recifes, rios, lagos. João participou em várias campanhas de fotografia para revistas internacionais de mergulho e deu o seu contributo a documentários como “Europe´s Wild Islands” da National Geographic Channel, “Blue Planet 2” da BBC, “Oásis-Azores Islands-North Atlantic Ocean” da NHK, “+ ou – 5mètres” do canal Arte, “Life at the Extreme-Deep / Azores” do canal iTV etc.

João Rodrigues acredita que a fotografia é uma das armas mais poderosas para a conservação da Natureza. Actualmente, é colaborador da revista National Geographic Portugal e encontra-se a trabalhar em projectos de divulgação do património natural subaquático algarvio assim como a colaborar com grupos de investigação de universidades portuguesas.

A exposição poderá ser visitada de 25 de Fevereiro a 23 de Março no Fórum Algarve.

Fotos: João Rodrigues