França: celeiro decadente transformado em apartamentos modernos para idosos



Um celeiro que há muito estava a deteriorar-se no nordeste francês foi reconstruído e renasceu como moradia contemporânea de um projecto social de habitação. A reconversão foi executada pelo estúdio de arquitectura GENS, que transformou o antigo celeiro em cinco unidades residenciais para residentes idosos que já não conseguem viver sozinhos.

Localizado ao lado do edifício camarário de Velle-sur-Moselle, o novo celeiro ganhou uma fachada mas manteve a sua personalidade antiga. Assim, os arquitectos não tocaram a formato do edifício, mas esventraram o seu interior e remodelaram o exterior. “Queríamos esconder o projecto da sua aparência banal”, explica o arquitecto Guillaume Eckly.“Queríamos algo que se parecesse velho e um gasto, como qualquer aldeia”.

O edifício foi dividido em cinco unidades: três apartamentos térreos, um espaço comum e dois outros apartamentos no andar superior. Toda a remodelação teve um especial cuidado em garantir características ligadas à eficiência energética no novo celeiro, incluindo deixar entrar a luz natural no seu interior.

[nggallery id=2864 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...