Funchal no top 3 das cidades europeias com ar mais limpo

Segundo uma classificação divulgada pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), o Funchal é a terceira cidade com ar mais limpo da Europa. Esta entidade lançou um visualisador da qualidade do ar urbano europeu e os cidadãos podem consultar a qualidade do ar dos últimos dois anos da sociedade em que vivem e compará-la com outras cidades da Europa. Funchal surge atrás de Tampere, na Finlândia, e de Umea, na Suécia, a cidade com o ar mais limpo.

Num top 10 dominado pelos países nórdicos, da Estónia à Noruega, destaque ainda para o oitavo lugar da espanhola Salamanca. A responsável do departamento de poluição do ar na AEA destaca “as partículas finas” como “um dos mais importantes poluentes” da atmosfera e aponta-as como estando “na origem de mais de 400 mil mortes prematuras por ano na Europa”.

“Estão associadas a doenças graves, incluindo problemas cardíacos e pulmonares, duas das maiores causas de morte na Europa. Se vive numa cidade com o ar poluído, está a prejudicar a sua saúde e a das suas crianças”, avisa Catherine Ganzleben.

A responsável pelo departamento de Poluição do ar na AEA vê no novo pacote de fundos europeus, com cerca de 1,8 biliões de euros, uma oportunidade para adaptar a União Europeia a um futuro mais limpo, mais verde e mais saudável para todos os cidadãos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...