com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Galp inicia o primeiro grande projeto de energia solar em Portugal

O Concelho de Alcoutim, no Algarve, foi o local escolhido para a construção do primeiro grande projeto de energia solar fotovoltaica em Portugal da Galp. A empresa adjudicou hoje a construção ao consórcio formado pela Jayme da Costa e pela Visabeira.

Serão construídas quatro centrais fotovoltaicas numa área de 250 hectares, com uma potência total prevista de 144 megawatts. A capacidade de produção anual estimada é de 250 mil megawatt/hora de energia elétrica, o suficiente para abastecer mais de 80 mil famílias e evitar a emissão de 75 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

A construção deverá ter inicio já no próximo mês de abril, e os primeiros eletrões deverão começar a ser produzidos no primeiro trimestre do próximo ano.

Susana Quintana Plaza, administradora executiva da Galp responsável pela área de Renováveis e Novos Negócios, afirma: “O arranque da construção do nosso primeiro grande projeto nesta área em Portugal é um sinal do empenho da Galp na transformação do setor energético do país para um modelo mais sustentável. Esse compromisso é claro nos projetos que lideramos na mobilidade elétrica, nos biocombustíveis ou na produção descentralizada de energia, e irá acelerar nos próximos tempos em áreas como o hidrogénio ou a cadeia de valor das baterias, porque este desafio que enfrentamos é urgente e exige escala.”

Com vista a melhorar o seu compromisso de sustentabilidade, a Galp prometeu aplicar até 40% do seu investimento anual em projetos relacionados com a transição energética para um modelo de baixo carbono, e entre 10% e 15% em energias renováveis.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...