Gineta: conhece esta espécie tão comum em Portugal?
O Gineta, ou cientificamente Genetta genetta, é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos Viverridae proveniente de África. Embora não seja um animal comum de se ver, nem muito conhecido, habita no sudoeste da Europa e em algumas partes do continente africano.
A espécie é abundante em Portugal e não se encontra ameaçada. A sua aparência remete para uma mistura de gato com doninha, com um pelo acinzentado às manchas, uma cauda alongada com 8 a 10 anéis de cor escura, e umas patas com 5 garras semi-retracteis. Costuma pesar entre 1,2 e 2 quilogramas, e o comprimento (com a cauda) pode ir até aos 90 centímetros, segundo a Wilder.
A Gineta habita em zonas arborizadas, com rochas e perto linhas de água, e movimenta-se durante o período noturno, alimentando-se de frutos, répteis e insetos.
A sua origem na Europa é ainda desconhecida dado que existem várias teorias, mas segundo a Naturdata, a “com maior suporte empírico, baseado em estudos de cariz genético, sugere que terão sido os Árabes a trazer a geneta para a península ibérica como animal de estimação, seguindo-se uma expansão natural da sua distribuição”.
Veja aqui algumas fotografias desta espécie tão única: