Girassol. A flor que faz lembrar o verão e adora calor

O girassol (Helianthus) é um género de planta que compreende cerca de 70 espécies. Os nomes comuns “girassol” e “girassol comum” normalmente referem-se à espécie popular Helianthus annuus, cujas cabeças de flores redondas e amarelas fazem lembrar o sol.

Esta espécie cresce durante o verão e no início do outono, com o pico da estação de crescimento no meio do verão.

As espécies perenes de girassol não são tão comuns no uso do jardim devido à sua tendência a se espalhar rapidamente e se tornar invasoras.

O girassol-de-barriga-preta, Helianthus verticillatus, foi listado como espécie ameaçada de extinção em 2014.

O girassol selvagem é nativo da América do Norte, mas a comercialização da planta ocorreu primeiro na Rússia. Só recentemente a planta de girassol voltou à América do Norte em cultivos.

Os girassóis podem ser cultivados em vasos ou semeados diretamente no solo. A germinação pode ocorrer em ambientes fechados no início da primavera e crescerão felizes no peitoril da janela por um tempo. Alternativamente, as sementes podem ser plantadas diretamente ao ar-livre quando já não existir risco de geada.

Semear dentro de casa

Para começar a cultivar os seus girassois, encha um vaso com composto até 1 cm abaixo da borda. Se não tiver um vaso, considere utilizar copos de iogurte, latas ou garrafas velhas (com orifícios no fundo para drenagem).

Plante uma semente por vaso e coloque água para que o composto fique húmido.

Os girassóis que são plantados dentro de casa crescem rapidamente e tendem a crescer altos e pernudos por causa do ambiente quente.
Cerca de uma semana a dez dias após o plantio das sementes já deverá ser possível ver o girassol a nascer. Apoiá-los com um pau para que se mantenham na posição vertical até que sejam grandes o suficiente para se sustentar é essencial.

Os girassóis iniciados em ambientes fechados são mais vulneráveis e devem ser introduzidos no mundo exterior lentamente – algumas horas no exterior durante o dia e ambiente caseiro de noite, durante um período de tempo ajuda a prepará-los para ficar no exterior permanentemente.

Semear ao ar-livre

Semear no exterior é melhor quando já não há perigo de geada. As sementes podem ser semeadas diretamente na borda do jardim ou em vasos, conforme descrito acima. Se estiver a semear os girassóis ao ar-livre (e quando os girassóis forem pequenos), saiba que lesmas, caracóis, ratos, coelhos e outros animais adoram comer girassóis pequenos.

Observar o seu girassol crescer

Os girassóis gostam de muito sol, mas também gostam de ser mantidos húmidos. Escolha um local ensolarado para a máxima exposição ao sol ao plantar o seu girassol. Certifique-se que o rega regularmente.

As hastes grossas significam que as suas plantas já não precisam ser colocadas com estacas, mas se parecerem que precisam de ajuda para ficarem direitos, encoste-os a paus ou varas, podendo inclusive prender o caule com uma fita não muito apertada.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...