Golden Retriever: um companheiro brincalhão muito trabalhador



O Golden Retriever é uma das raças de cães mais populares. A atitude amigável e tolerante da raça torna-os ótimos companheiros, e sua inteligência torna-os cães de trabalho altamente capazes.

Por muitos anos, houve uma lenda de que os Golden Retrievers eram descendentes de cães pastores russos comprados de um circo. Na verdade, a raça foi desenvolvida na Escócia, na propriedade montanhosa de Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecida como Lord Tweedmouth.

Tweedmouth, como muitos nobres de sua época, criava animais de todos os tipos, tentando aperfeiçoar diferentes raças. Os registos de reprodução de Tweedmouth de 1835 a 1890 mostram o que ele almejava com o Golden: um retriever talentoso – Tweedmouth era um ardente caçador de aves aquáticas – com um nariz esplêndido, que daria mais atenção ao seu companheiro de caça humano do que os setters e spaniels usados ​​na hora de recuperar as peças de caça. Ele também queria que o cachorro fosse leal e moderado em casa.

O Kennel Club da Inglaterra reconheceu oficialmente o Golden Retriever como uma raça distinta em 1911. Naquela época, foram classificados como “Retriever – Amarelo ou Dourado”. Em 1920, o nome da raça foi oficialmente alterado para Golden Retriever.

O American Kennel Club reconheceu a raça em 1932. Hoje, o Golden Retriever é a segunda raça mais popular nos EUA.

Os Golden Retrievers destacam-se na recuperação de animais de caça para caçadores, rastrear, farejar contrabando para policias e como cães de terapia e serviço. Eles também são atletas naturais e dão-se bem em desportos caninos, como agilidade e obediência competitiva.

Estes cães são bastante fáceis de treinar e dão-se bem em praticamente qualquer casa ou família. São ótimos com crianças e muito protetores com os seus humanos. Se deseja um companheiro leal, amoroso e inteligente, deve considerar a adoção de um Golden Retriever.

Estes cães também são muito animado, conseguem manter a personalidade tonta e brincalhona de um cachorro até aos três ou quatro anos de idade, o que pode ser delicioso e irritante. Muitos mantêm os seus traços de cachorrinho até a velhice.

Originalmente criado para o trabalho fisicamente exigente de recuperar patos e outras aves para caçadores, o Golden precisa de exercícios diários: uma caminhada ou corrida, tempo livre no quintal, uma corrida na praia ou lago (Goldens adoram água), ou um jogo de busca. E como outras raças inteligentes que foram criadas para trabalhar, eles precisam ter um trabalho a cumprir, como recuperar o papel, acordar parentes ou competir em desportos caninos. Um Golden cansado é um Golden bem comportado.

Além de dar exercício físico e mental ao Golden Retriever, também deve estar preparado para incluí-lo nas atividades familiares. O Golden Retriever é um cão de família e precisa estar com a sua “matilha”. Não pense em ter um Golden a menos que esteja disposto a tê-lo em casa consigo, sob os pés, todos os dias.

Há uma outra desvantagem potencial para a raça: ele definitivamente não é um cão de guarda. Ele pode latir quando estranhos aparecem, mas não conte com isso. Provavelmente, ele vai abanar o rabo e dar aquele sorriso dourado característico.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.