Na sequência das tempestades Kristin e Leonardo, que têm afetado o país nas últimas semanas e causado interrupções no fornecimento de energia elétrica, a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – definiu um conjunto de medidas excecionais de apoio aos clientes afetados. Neste âmbito, a Goldenergy está a aplicar e operacionalizar essas medidas junto dos seus clientes afetados, garantindo o seu cumprimento e acompanhamento, foi divulgado em comunicado.
Assim, as medidas são:
- Suspender, por tempo a definir, as reduções de potência e as interrupções de fornecimento de eletricidade de clientes em baixa tensão, em caso de incumprimento imputado ao cliente;
- Não haverá lugar à faturação dos encargos de potência contratada devidos pelo uso de redes, uma vez que este encargo paga a disponibilidade da rede, a qual foi afetada;
- A estimativa do consumo de energia para o período de tempo em que os clientes tiveram o fornecimento de eletricidade interrompido devido às tempestades é nula.
Paralelamente às medidas da ERSE, a Goldenergy definiu disponibilizar acordos de pagamento ajustados à situação de cada cliente, sem cobrança de juros e aplicar uma moratória no pagamento das faturas aos clientes residentes nos concelhos onde foi decretado estado de calamidade.
A Goldenergy manifesta o seu profundo pesar pelas vítimas mortais das tempestades que continuam a assolar o País e endereça as suas condolências às famílias enlutadas. A Goldenergy expressa igualmente solidariedade para com todas as pessoas e comunidades afetadas por esta situação de calamidade, que levou à destruição em habitações, empresas e infraestruturas, deixando muitas famílias desalojadas.









