Google leva-nos para a Estação Espacial



A 400 quilómetros lá no alto, um pequeno objecto gira constantemente sob as nossas cabeças. Não tem mais de 109 metros por 73 e viaja a uma velocidade incrível: 7,69 km/s, ou 27 685,7 km/h. A cada 24 horas faz 15 órbitas terrestres. Falamos, claro, da Estação Espacial Internacional (ISS em Inglês), a coisa mais cara alguma vez construída pela humanidade: 150 mil milhões de dólares.

É sem dúvida uma das maiores realizações humanas e será também das mais difíceis de visitar. Já todos ouvimos os relatos de como é a vida a bordo, e vimos filmes de como os astronautas fazem exercício, lavam-se, comem, como lidam com a escassez de água e a falta de gravidade. Mas, de alguma maneira, nenhum desses vídeos dá realmente a ideia de como é a ISS por dentro. Até agora. Porque o Google Street View deu um salto gigantesco até ao espaço, e mostra como é a estação por dentro, a 360 graus, com todo o seu emaranhado de cabos e tubos e bolsas e peças. Nem seria necessário a falta de gravidade para se perceber que não existe verdadeiramente um tecto ou um chão. É um espaço acanhado, mas a casa de seis astronautas, e tem as melhores vistas da Terra, que se vê em tantas janelas.

Naturalmente que a Google não enviou um dos seus carros street view para o espaço e toda a tecnologia foi fornecida pela estação, mas não foi de maneira nenhuma um trabalho fácil de realizar, como todos podemos seguir neste making of:

Foto Nasa





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...