Governo de Cabo Verde assegura totalidade das refeições escolares



Desde hoje que o programa de refeições escolares cabo-verdiano é assegurado na totalidade pelo Governo de Cabo Verde, segundo noticiou o World Food Programme (WFP) no seu site.

De acordo com a instituição, que desde 1979 até 2007 assegurou, na íntegra, o programa de refeições escolares em Cabo Verde, esta nova realidade é “um exemplo a seguir por outros países em desenvolvimento”.

Em comunicado, o WFP explicou que o Governo cabo-verdiano começou em 2007 a colaborar na entrega de refeições escolares. Em três anos, porém, esta percentagem passou dos 15% iniciais para os actuais 100%.

“As actividades do WFP contribuíram bastante para o sucesso do sistema de educação de Cabo Verde, para a luta contra a pobreza e promoção da inclusão social”, explicou o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, na celebração deste marco histórico.

Na sede do WFP, em Roma, José Maria Neves recordou que “sem o trabalho do WFP o programa de refeições escolares não existiria. As refeições escolares permitem-nos melhorar a nutrição infantil, que é essencial para o desenvolvimento humano de Cabo Verde. Este é um grande investimento para o futuro e esperamos que ele venha a fortalecer a coesão social e aumentar a qualidade de vida dos cabo-verdianos”.´

O WFP vai continuar em Cabo Verde a ajudar o Governo local e melhorar a eficácia e cobertura geográfica do programa.

Cabo Verde é a 38ª nação africana a conseguir autonomizar o seu sistema de refeições escolares, sendo, porém, o primeiro País da África Ocidental e Central a fazê-lo.

O WFP, que continua a assegurar a refeição escolar diária a 22 milhões de crianças de 60 países, é o braço das Nações Unidas para a ajuda alimentar escolar. Estima-se que seja a maior organização humanitária de luta contra a fome.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...