Green Media reúne mais de 1000 iniciativas para as empresas no âmbito da estratégia de sustentabilidade
A Agência de Comunicação Green Media reúne, no Grande Dossier de Ação e Estratégia, mais de 1000 iniciativas a que as empresas poderão aceder no âmbito da estratégia de sustentabilidade, a partir de 2021. O documento é disponibilizado no âmbito do seu Programa de Sustentabilidade, lançado em junho de 2020.
Para além de algumas transformações mais profundas, tecnológicas, de energia, água e tratamento/encaminhamento de resíduos que algumas empresas realmente demonstram ter já realizado, muitas iniciativas são repetidas entre empresas e setores de atividade. É o caso da decoração interior dos espaços de trabalho com plantas naturais, do lançamento de uma linha ou produto BIO/ECO, da criação de um concurso de ideias de inovação e sustentabilidade entre os colaboradores, e de ações de voluntariado múltiplas para compensação da pegada ecológica.
Nesse sentido, “surge a necessidade de diversificar o leque das dinâmicas possíveis, com novas ideias e outras linhas de ação que se tornam fundamentais para as empresas e para as instituições conhecerem e adotarem novas ideias e outras linhas de ação. É preciso fazer muito mais e de outra forma para se efetivar uma adaptação à futura economia circular. O que está a ser feito não chega e não pode demorar tanto tempo”, explica a a Diretora Geral da Green Media, Isabel Augusto.
As novas iniciativas vão reunir “o maior número de iniciativas existente de modo a que seja mais fácil integrar na estratégia de sustentabilidade novas dinâmicas na rota da sustentabilidade, e muitas com um contributo direto em cada um dos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável”, refere.
Como parte do Green Deal, a Comissão Europeia propôs em setembro de 2020 aumentar a meta de redução das emissões de gases com efeito estufa para 55% até 2030.