Grupo de gorilas do Zoo de San Diego recuperam totalmente após contrair Covid-19

Oito gorilas do San Diego Zoo Safari Park, na Califórnia, recuperaram totalmente após contrair Covid-19 no mês passado e já podem receber visitantes, informou o zoológico.

Os primatas contraíram coronavírus apesar de os seus tratadores terem cumprido todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades, segundo os meios locais.

Os oito gorilas foram isolados depois de ter sido confirmado o diagnóstico e alguns deles apresentaram sintomas como “tosse leve, congestão, coriza e letargia intermitente”, explicou o zoológico.

Os funcionários do zoológico acreditam que a recuperação dos gorilas aconteceu graças à atenção especial dada pela equipa veterinária dessas instalações no sul da Califórnia, que trabalharam em estreita colaboração com uma ampla gama de profissionais externos.

“Estamos muito gratos pela grande preocupação e apoio que recebemos enquanto o grupo recuperava com segurança”, afirmou Lisa Peterson, diretora executiva do San Diego Zoo Safari Park, antes de acrescentar, que estão “muito satisfeitos em partilhar a alegria que esses animais trazem à nossa comunidade e aos nossos convidados ”.

O Zoológico de San Diego comprometeu-se a partilhar a documentação sobre o impacto do coronavírus nos seus gorilas na esperança de que ajude a “fornecer informações importantes sobre a compreensão científica do vírus e os seus efeitos sobre os grandes macacos”, acrescentam meios de comunicação internacionais.

Os primatas podem ter sido infetados com covid por um dos tratadores que testou positivo a 11 de janeiro.

A equipa do parque testou as amostras fecais dos animais para o coronavírus, que deu positivo para a chamada variante californiana do vírus.

Esta é uma variante de disseminação rápida associada a casos em San Diego e outras partes do estado da Califórnia nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...