Grupo Soja de Portugal aposta na energia solar
A Soja de Portugal, grupo da indústria agroindustrial com 78 anos de história, começou em 2020 a sua transição para fontes de energia renováveis.
O grupo instalou no ano passado um parque de produção de energia solar numa área de cerca de 15 mil metros quadrados, na Sorgal, que se localiza no Norte do país. A potência instalada do parque fotovoltaico é de 1 MWp.
Sendo uma tecnologia que produz eletricidade limpa, com recurso apenas à luz solar, a energia gerada é absorvida quase a 100% pelo polígono industrial da Sorgal e corresponde em termos globais a uma autossuficiência de 1/3 de energia verde neste local.
No primeiro trimestre de 2021, esta conseguiu uma redução de 68 867 quilogamas de dióxido de carbono (CO2), correspondentes a uma absorção equivalente de mais de 3 mil árvores e a uma redução do consumo de energia de 20% neste período.
Em 2012 a Soja de Portugal definiu a sua estratégia de sustentabilidade, e tem vindo a continuar a desenvolver novas medidas ao longo dos anos para reduzir a sua pegada de carbono, sendo esta uma delas.