“Guardiãs do Mar”, “Zambujal 360” e “Loja de Emprego” entre os vencedores dos Prémios ODSlocal



Foram anunciados hoje, em Pombal, os vencedores dos Prémios ODSlocal, atribuídos pela Plataforma ODSlocal. Esta iniciativa visa promover as boas práticas de sustentabilidade, distinguindo os municípios e agentes da sociedade civil relevantes pelo seu contributo, ao nível local, para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Os Prémios foram entregues no decorrer de uma cerimónia que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com a participação de Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), de Artur Santos Silva, curador da Fundação ”la Caixa”, e de Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Nesta 4ª edição da iniciativa, foram atribuídos Prémios ODSlocal, que incluem as seguintes categorias:

Na categoria Projetos Locais para os ODS, desenvolvidos pela sociedade civil, houve três vencedores: o projeto “Guardiãs do Mar” da Ocean Alive, com sede em Setúbal (Dimensão Planeta); o projeto “Zambujal 360”, da Associação Leigos Missionários da Consolata e da  CAZAmbujal Associação Recreativa, no concelho de Amadora (Dimensão Pessoas); e o  projeto “Loja de Emprego” desenvolvido pela ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (Dimensão Prosperidade).

O projeto “Guardiãs do Mar”, envolve as mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado que colaboram com a Ocean Alive na proteção das pradarias marinhas e que se destacam pelo seu papel catalisador na transformação de comportamentos necessários à eliminação das ameaças que a comunidade local enfrenta neste habitat: o lixo da mariscagem, as âncoras e a pesca destrutiva.

O projeto “Zambujal 360” visa ser o primeiro bairro social embaixador dos ODS, investindo na formação de jovens, estabelecendo uma rede de comerciantes, requalificando espaços urbanos, e promovendo as vertentes artísticas, sociais e culturais no bairro. Finalmente, o projeto “Loja de Emprego” promove o emprego e a inserção profissional, apoiando percursos de capacitação e promoção da empregabilidade numa estratégia de inclusão social.

Para mais informação, consulte aqui

Galardão de Mérito ODSlocal

Este ano, pela primeira vez, foi atribuído o Galardão de Mérito ODSlocal que visa distinguir as personalidades que contribuíram de forma particularmente relevante para a prossecução da missão da Plataforma ODSlocal. Com este galardão, a ODSlocal distinguiu 3 personalidades: Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé; Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor; e Carolina Mendonça, Coordenadora da Açores DMO.

Na categoria Práticas Municipais para os ODS distinguiram-se três vencedores (Oeiras, Torres Vedras e Matosinhos) e foram atribuídas duas menções honrosas (Góis e Cascais). Na categoria Boas Práticas Individuais, os prémios foram para o município de Águeda com a “LIFE Águeda”, para o município de Loulé com a “Semana do Clima” e para o município do Seixal, com o “Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade”. Nesta categoria, foram atribuídas ainda duas menções honrosas aos municípios de Lousada (“Mata de Vilar – O pulmão de Lousada”) e Pombal (“Gabinete de apoio à Família e à Parentalidade”).

A iniciativa “LIFE Águeda” é um projeto que passa pela (re)naturalização do percurso fluvial e restauro ecológico dos habitats naturais ao longo dos rios, contribuindo para o bom estado ecológico e benefício das populações de peixes migratórios.

“Semana do Clima” é uma iniciativa de educação, sensibilização ambiental e ação climática levada a cabo pela Câmara de Loulé, com um conjunto diversificado de atividades mobilizadoras da comunidade.

O “Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade” do município do Seixal destaca-se pela diversidade de iniciativas e parcerias para a educação e sensibilização, promovendo o acesso à informação e às boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos.

Para mais informação, consultar aqui

Foram ainda entregues os Selos ODSlocal, certificação que distingue os municípios signatários da versão avançada da Plataforma ODSlocal que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local, em duas categorias:

Na categoria de Desempenho Municipal foram atribuídos 15 selos aos municípios que se destacaram nos indicadores do Portal ODSlocal, apresentando as melhores pontuações globais: Arronches, Calheta (Açores), Campo Maior, Cascais, Castelo de Vide, Guimarães, Horta, Lajes do Pico, Mértola, Oeiras, Portalegre, Santa Cruz das Flores, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Na categoria de Dinâmica Municipal distinguiram-se 15 municípios pela apresentação das dinâmicas de evolução mais positivas nos indicadores do Portal ODSlocal: Arcos de Valdevez, Angra do Heroísmo, Castelo de Vide, Guimarães, Horta, Lajes do Pico, Matosinhos, Mértola, Oeiras, Portalegre, São João da Pesqueira, Seia, Tarouca, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

A cerimónia de entrega de prémios ODSLocal decorreu no âmbito da Conferência ODSlocal’24 dedicada ao tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, que se realizou no dia 22 de novembro, às 14h00, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, com transmissão gratuita online.

Este evento contou ainda com a participação de presidentes e vice-presidentes de várias autarquias do país, de responsáveis da Sociedade Ponto Verde, EGF e Grupo AGEAS Portugal, bem como de João Ferrão (Coordenador da Plataforma ODSlocal), Luísa Schmidt (investigadora do ICS-ULisboa), Lia Vasconcelos (investigadora do MARE-Nova), David Avelar (fundador da 2adapt).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...