Guimarães: cidadãos vão poder trocar papel por alimentos
A Câmara Municipal de Guimarães relançou uma campanha que convida os cidadãos a trocarem papel por bens alimentares, uma iniciativa que se integra-se num quadro mais vasto de sensibilização para a importância da reutilização e da reciclagem, mas também da solidariedade e do contributo de todos por um mundo mais sustentável – os alimentos seguem para instituições de solidariedade social.
Assim, em algumas das sedes dos Agrupamentos Escolares de Guimarães, que se mostraram disponíveis a colaborar com esta campanha, foram colocados sacos de grandes dimensões da Resinorte, onde todos poderão depositar o papel recolhido, desde jornais, revistas ou folhetos. Posteriormente, o papel será trocado por alimentos. Um exemplo: 30 kg de papel poderão ser trocados por um litro de leite; 50 kg de papel por um quilo de massa ou de arroz e 300 kg de papel num litro de azeite.
“A ideia é simples e significa um importante contributo na ajuda alimentar que as instituições prestam às famílias e cidadãos comprovadamente carenciados”, explica a câmara vimaranense em comunicado. Iniciada em 2012 e dinamizada nacionalmente pelo Banco Alimentar, a campanha tem o apoio do Laboratório da Paisagem e da Resinorte.
Foto: Carolina L. Llano / Creative Commons