Guimarães conquista 14 galardões Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

Guimarães “continua a reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável a nível local”, com 14 freguesias a conquistar o Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI. Entre as freguesias premiadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE), Creixomil distinguiu-se das restantes ao atingir o nível Ouro, com um índice de 91,12%, resultado de um desempenho de excelência nos 10 indicadores avaliados, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, as freguesias de Barco, Guardizela, Silvares e Prazins Santo Tirso e Corvite arrecadaram Prata (acima dos 70%), enquanto Aldão, Fermentões, Gondar, Infantas, Longos, Ronfe, Serzedelo, Urgezes e Oliveira, São Paio e São Sebastião receberam Bronze (acima dos 50%).
Os resultados foram anunciados durante a Cerimónia Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, que decorreu ontem, em Torres Vedras. O momento contou com a presença de Dalila Sepúlveda, diretora do departamento de Ambiente e Sustentabilidade, e Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, enquanto representantes do município de Guimarães.
A nora refere que este reconhecimento “comprova o trabalho articulado entre o município, as freguesias e as comunidades locais nesta quinta edição do Programa Eco-Freguesias XXI, num compromisso real com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida em todo o território vimaranense”.
“Consolida ainda a posição de Guimarães enquanto Capital Verde Europeia 2026, mostrando como o trabalho desenvolvido pelas freguesias é essencial para promover a sustentabilidade a nível local e envolver as comunidades e construir um território mais coeso e resiliente”, acrescenta.
Sobre o Eco-Freguesias XXI
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.
Através de uma candidatura bienal (2024/2025) que incide sobre 10 indicadores, o Eco-Freguesias XXI procura reconhecer e valorizar o trabalho (realizado em 2023 e 2024) e o percurso desenvolvido pelas freguesias na construção de territórios e comunidades mais sustentáveis. O reconhecimento deste trabalho é materializado através da atribuição do galardão Bandeira Verde – Eco-Freguesia XXI às freguesias que obtenham um índice superior a 50% na sua candidatura.
A iniciativa contribui ainda para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, promovendo a cidadania participativa e a qualidade de vida das populações.