Há aqui mais 7.000 empregos na área da energia. Pode estar aqui o seu.

O Dinheiro Vivo continua com a sua série de artigos sobre ofertas de emprego globais. Hoje, o projecto de economia da Controlinveste elaborou uma lista com 7.000 empregos na área da energia.
Todos os dias as energéticas mundiais abrem concursos para novas funções e empregos, da engenharia ao marketing, passando pela área administrativa ou de gestão. Como estas vagas estão disponíveis online, vale a pena tentar.
São empresas, é certo, que muitas vezes não são tratadas da forma que queríamos no Green Savers. Muitas delas continuam a apostar numa visão antiga da sociedade, não têm programada a transição para a economia verde e são várias vezes criticadas pelos cidadãos, ONGs e instituições.
Ainda assim, elas estão a contratar. Veja quais são as empresas que estão a procurar novos colaboradores e como Angola e Brasil estão no top 5 dos países que procuram profissionais.
BP. 863 vagas.
A empresa britânica tem actualmente 863 vagas globais – pode ver aqui – e especificamente quatro para profissionais de língua portuguesa. São anúncios para posições em Angola nas áreas da Saúde, Planeamento e Operações e candidaturas abertas. Pode concorrer ao programa de trainees até 15 de Julho, mas só se tem nacionalidade angolana.
Shell. 712 vagas.
A Royal Dutch Shell mostra, de momento, 712 anúncios de empregos para diferentes áreas de operação, 136 delas na Europa. Todas as vagas podem ser consultadas aqui.
Chevron: 394 vagas.
Uma vez mais, Angola e Brasil são dos países mais bem representados nas 394 ofertas que a o site geral de carreiras na Chevron tem disponível. A subsidiária da Chevron em Angola, a Cabinda Gulf Oil Company, sublinha, em vários anúncios, que “está a expandir-se rapidamente e a entrar num período de significativo investimento de capital para impulsionar o crescimento da produção a longo prazo”. Assim, convida todos os candidatos, na área da engenharia mecânica e electrotécnica, a apresentarem as suas candidaturas. Veja aqui.
ExxonMobil. +500 vagas.
A Exxon Mobil tem uma página de recrutamento para cada região do globo. Na América do Sul, a empresa tem agora 31 oportunidades, divididas entre Brasil e Argentina, enquanto que nos EUA existem 139 anúncios para profissionais e mais de 374 vagas em programas para recém- licenciados que são enviados para diferentes regiões.
Veja melhor neste link.
Total: 719 vagas.
A francesa Total tem o número de ofertas de emprego atualizado ao minuto. No momento em que escrevemos estas linhas existem 719 anúncios, menos quatro que há quatro horas. Angola e Brasil são dos países com mais processos de recrutamento em curso para engenheiros mas não só. Em Angola, por exemplo, precisam de tradutores com alto domínio de inglês, francês e português. A pesquisa e candidaturas fazem-se através deste site.
Petrobras: 2.461 vagas.
Uma das empresas da área da energia que mais cresce globalmente, a Petrobras tem três concursos de recrutamento em curso para cargos de nível médio e superior. Juntos somam 2461 vagas disponíveis.
A dimensão destes concursos é tão grande que quem os faz é uma empresa externa especializada em avaliações académicas, a Fundação Cesgranrio. Já não pode concorrer para o actual concurso, o deadline das candidaturas já encerrou, mas clique aqui para se manter a par dos próximos. Porque haverá.
BHP Billiton: 495 vagas.
A maior empresa mineira do mundo tem 495 ofertas de trabalho, a maioria direcionada para geólogos e engenheiros. Chile, Singapura e Austrália, País da sede, são os sítios com mais campanhas de recrutamento. Para comprovar a diversidade de ofertas pesquise em http://jobs.bhpbilliton.com/searchResults.asp?stp=AW&sLanguage=en&lWorkTypeID=&lLocationID=&lCategoryID=&lBrandID=
ENI: 40 vagas.
A italiana Eni tem neste momento 40 anúncios de ofertas de emprego. Os locais mais referidos são Basra (Iraque), Luanda (Angola) e Milão (Itália). Também há posições ligadas à área comercial na Alemanha, Holanda e Bélgica. Veja aqui.
GDF Suez: 184 vagas.
A francesa GDF Suez, dona de quatro parques eólicos em Portugal, tem 184 anúncios activos na sua página de gestão de carreira para pessoas externas. São cinco os anúncios que referem a língua portuguesa como requisito, para engenheiros que queiram trabalhar no Rio de Janeiro, Brasil, e Ostend e Gent, na Bélgica. Todas as ofertas podem ser consultadas aqui.
E.on: 236 vagas.
A eléctrica alemã conta com 236 ofertas de emprego, mas nenhuma em Portugal. Os processos de recrutamento mais recentes dizem respeito a posições de engenharia e finanças na Noruega e no Reino Unido. Para saber mais pormenores e consultar todas as vagas disponíveis consulte esta página.
EDP. 3 vagas.
A EDP conta, neste momento, com três vagas por preencher, para as posições de consultor fiscal, técnico superior de negociação e controller. Candidate-se aqui.
A subsidiária EDP Renewables tem ainda 30 ofertas ativas nos Estados Unidos que podem ser consultadas aqui.
Galp. 1 vaga.
Se clicar neste link pode ver a única oferta de trabalho, actualmente, da Galp: um marinheiro de tráfego local com mais de dois anos de experiência. Mas esteja atento ao link, porque pode pedir mais profissionais quando menos esperamos.