Há um novo álbum de música dedicado à conservação de espécies de aves

Segundo a BirdLife International e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), das 32 mil espécies que estão em perigo de extinção no mundo, 14% são aves, e mais de 40% destas têm a população em declínio.

Uma nova iniciativa juntou artistas e produtores de música de diferentes países, a fim de produzir um disco dedicado à conservação de espécies de aves ameaçadas.

O álbum “A Guide to the Birdsong of Mexico, Central America & the Caribbean” da produtora Shika Shika, conta com 10 faixas únicas onde se pode ouvir o canto de vários pássaros que habitam nas respetivas regiões. Com o custo mínimo de 12 dólares (o álbum digital), a quantia recebida vai na totalidade para associações que trabalham na conservação destas espécies.

Das dez aves representadas no disco, quatro estão vulneráveis ou perto de estar ameaçadas, a Hyetornis pluvialis, Melanoptila glabrirostris, Cyrtonyx ocellatus e a Electron carinatum; As restantes seis estão já ameaçadas de perigo de extinção, como é o caso da Rhynchopsitta pachyrhyncha e da Amazona oratrix, conforme refere a lista vermelha da IUCN.

‘Ferminia’ de Dj Jigüe e ‘Black Catbird’ dos The Garifuna Collective, são algumas das músicas que se pode ouvir.

Robin Perkins, produtor musical que faz parte do projeto, explica ao The Guardian “O principal impulso aqui é a conservação, mas é claro que também há um desafio artístico. É um álbum emblemático que representa um problema maior”. 

Pode ouvir as músicas aqui.

Shika Shika
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...