Harpia. A rainha das florestas está ameaçada de extinção
A Harpia ou gavião-real, cientificamente denominada Harpia harpyja, pertence à classe das aves carnívoras. Encontrado com maior frequência em países como México, Brasil, Argentina, Colômbia, e também na América Central, é uma das aves de rapina de maior porte e peso em todo o Planeta.
Alimenta-se basicamente de bichos pequenos e de tamanho médio, como mamíferos e outras aves. A extensão de suas asas abertas alcança 2,5 metros e pesa até 12 quilos. A cabeça é acinzentada, enquanto a papada e a nuca são enegrecidas, e a barriga e a região interna das asas são brancas. As garras são mais compridas do que as de um urso-pardo.
A base da sua alimentação é constituída principalmente por mamíferos, como preguiças ou primatas. Estas aves vivem em média 40 anos mas estão em risco de extinção devido à destruição sistemática do seu habitat preferencial, através dos desmatamentos e queimadas, uma vez que necessitam de grandes áreas para viver. Atualmente, a Harpia encontra-se praticamente restrita a áreas primitivas da floresta amazónica.