Highgate Portugal assina declaração global em defesa da sustentabilidade dos Oceanos

A Highgate Portugal, junto com mais de 90 organizações de 27 países, incluindo 55 empresas globais, assinou a declaração global em defesa da sustentabilidade dos Oceanos, “Business Call to Action – Land & Sea”, lançada no passado dia 8 de junho, em antecipação à Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC-3), foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a declaração conta ainda com o apoio de entidades como o UN Global Compact, World Economic Forum, Business for Nature e ICC.
A iniciativa sublinha a urgência de proteger e utilizar de forma sustentável o oceano, peça-chave para uma economia resiliente e próspera. Num momento decisivo para o futuro do planeta azul, este apelo global representa mais de 600 mil milhões de euros em volume de negócios anual e dois milhões de colaboradores.
O documento defende que o oceano sustenta 80% do comércio global e 50% do turismo; é fonte de subsistência para mais de 3 mil milhões de pessoas e essencial no combate às alterações climáticas e na conservação da biodiversidade.
Entre as recomendações feitas a empresas e governos contam-se a integração da sustentabilidade dos oceanos nas estratégias empresariais, a aceleração da descarbonização e combate à poluição, assim como a criação de políticas públicas baseadas na ciência e financiamento azul e a concretização do objetivo 30×30: 30% de áreas marinhas protegidas até 2030.