Hoje é Dia Nacional da Sustentabilidade, uma data para os portugueses refletirem sobre os seus hábitos

Apesar de ter sido reconhecido pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, a comemoração oficial só se realiza em 2022.

Foi em abril de 2020 que a Deco Proteste apresentou na Assembleia da República uma proposta para a criação do Dia Nacional da Sustentabilidade. A data – 25 de setembro – foi escolhida para sinalizar o dia em que a ONU revelou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2015.

Posteriormente a Assembleia da República recomendou ao Governo a data, e já este ano o Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes, aprovou a recomendação. Devido à proximidade com as eleições autárquicas, que se realizam este domingo, a celebração passou para o próximo ano.

Cada vez mais o planeta necessita dos nossos bons hábitos, o aumento das emissões poluentes, do desperdício alimentar, da desflorestação, do aumento da pegada ecológica, entre outros fatores, tem-se refletido em alterações climáticas adversas e cada vez mais intensas.

Muitos dos animais estão em risco de extinção, seja em terra ou no mar, com o aumento da temperatura do oceano, assim como plantas e árvores um pouco por todo o mundo.

A mudança de comportamentos não depende apenas de governos e empresas, mas também de todos nós, através da reciclagem, mobilidade mais amiga do ambiente e alteração dos nossos hábitos de forma a mitigar o aumento de temperatura e a consequente devastação provocada pelas alterações climáticas.

Assinalar este Dia Nacional da Sustentabilidade é mais um indicador de alerta, desta vez em solo português.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.