Homem salva cria de baleia Jubarte mas enfrenta multa até 27 mil dólares
Na Austrália muitas zonas costeiras têm redes para tubarões, no intuito de prevenir ataques nas praias. Segundo o International Shark Attack File (ISAF), existiram em 2019 onze ataques de tubarões na Austrália, um número que tem vindo a decrescer graças às medidas adotadas pelo governo.
Em Queensland, um senhor observou uma cria de baleia presa numa rede, suspeita-se que de Jubarte, e foi em seu auxílio salvando-lhe a vida. Embora aos olhos de muitos seja um herói, o governo Australiano considera que o golpe arriscado interferiu com o programa de controlo de tubarões. Assim, o homem enfrenta uma multa até 27 mil dólares, segundo o The Guardian. “Eu não estava lá para ver baleias. Mas seja como for… às vezes pagamos o preço. Não pensei na multa” afirma.
O senhor mergulhou nas águas de Burleigh Heads e nadou até à rede para desprender a cria. O Departamento de Agricultura e Pescas já estava informado desde as 7 da manhã da presença do animal, mas a equipa só chegou às 9:45, após o salvamento ter ocorrido.
A Organização Sea Shepherd defende o ato e pede agora ao Governo que retire as redes durante a época de migração das baleias, a fim de prevenir mais acontecimentos como este.