Iberdrola acorda investimento de até 15.000 ME com grupo renovável Masdar
A Iberdrola anunciou ontem um acordo com o grupo Masdar, do emirado de Abu Dhabi, para investir conjuntamente até 15.000 milhões de euros em projetos eólicos ‘offshore’ e de hidrogénio verde na Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
A assinatura do acordo foi anunciada na cimeira da ONU sobre o clima (COP28), nos Emirados Árabes Unidos, e, segundo comunicado publicado no ‘site’ da Iberdrola, “o primeiro marco desta aliança vai ser coinvestir no projeto eólico ‘offshore’ britânico East Anglia 3, de 1.400 megawatts (MW), que está em fase final de negociação e poderá ser assinado no final do primeiro trimestre de 2024”.
A participação da Masdar naquele parque eólico é de 49%, o equivalente a cerca de 2.200 milhões de euros do investimento total de 4.200 milhões de euros previsto pela Iberdrola na ocasião do anúncio.
Segundo a nota, o parque já está em construção e deverá entrar em funcionamento no quarto trimestre de 2026 e vai fornecer energia a mais de 1,3 milhões de famílias no Reino Unido e criar 2.300 empregos.
Além do projeto East Anglia 3, ambas as empresas trabalharão para investir conjuntamente em futuros projetos de energia eólica ‘offshore’ e de hidrogénio verde na Europa e noutros mercados, prevendo-se que o investimento global atinja os 15.000 milhões de euros.