ICNB anuncia primeira lista de referências de plantas de Portugal



Dezoito botânicos trabalharam durante três anos para criar o que ainda ninguém tinha feito: uma lista de referências de plantas de Portugal.

Segundo noticia o Público, foram três anos a estudar várias obras de referência – desactualizadas e regionais – e limpar as repetições e nomes que vão mudando com o tempo. No final, foram referenciadas 3.995 espécies de plantas.

“Por um lado temos as espécies que, ao longo do tempo, foram adquirindo nomes diferentes, por outro há as plantas que têm várias nomenclaturas, conforme a região. E depois há que ter o cuidado de não esquecer nenhuma espécie”, esclareceu o botânico Miguel Sequeira, presidente da Associação Lusitana de Fitossociologia (ALFA) ao Público.

Estão agora listadas 3.314 espécies no Continente, 1.006 nos Açores e 1.233 na Madeira. Esta última região é a que tem o maior número de endemismos – espécies que não existem em mais nenhum lugar – com 157. Segue-se o Continente português, com 150, e os Açores, com 78.

A lista tem todas as plantas vasculares – autóctones, endémicas e induzidas – e foi elaborada por uma equipa de várias universidades. O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) coordenou. “[Esta lista] permite tirar uma fotografia [da flora portuguesa, com muito] trabalho de actualização, clarificação e uniformização”, explicou Lurdes Carvalho, deste instituto.

A responsável disse ainda que as listas anteriores não só “não reuniam todos os elementos necessários” como “nem estavam actualizadas”.

A lista conclui também que, nas últimas décadas, Portugal tem recebido espécies exóticas. Há 412 espécies introduzidas no Continente, 710 nos Açores e 435 na Madeira.

A lista deverá ser revista e actualizada anualmente. O ICNB pretende ainda que a lista ajude a preparar elementos de apoio à tomada de decisão em conservação da biodiversidade. O próximo passo será a produção da Lista Vermelha da Flora de Portugal, que irá “rivalizar” com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, publicado em 2005.

Também hoje a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou, na 10ª Convenção sobre a Biodiversidade, em Nagoya, Japão, que o Planeta enfrenta uma taxa histórica de extinção de plantas e também animais.

“Uma em cada cinco espécies de plantas do Planeta está em risco de extinção”, explicou o botânico Tim Pearce, do Jardim Botânico de Kew, Londres. No total, estão ameaçadas entre 80 a 100 mil espécies de plantas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...