Idanha-a-Nova investe 754 mil euros em dois autocarros elétricos



A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, adquiriu dois autocarros elétricos para transporte público de passageiros, num investimento de 754 mil euros.

“Estes autocarros 100% elétricos serão utilizados no transporte escolar de alunos e, em complemento, no âmbito do Cartão Raiano (transporte gratuito de pessoas detentoras do cartão 65+, das freguesias para a sede de concelho) e, também, no Transporte Social a Pedido (serviço gratuito)”, explicou, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova.

Esta operação contempla ainda a instalação de três postos de carregamento elétrico, designadamente no Estaleiro Municipal de Idanha-a-Nova, em Relva (Monsanto), e nas Termas de Monfortinho.

“Pretende-se ainda, através da implementação de um plano de comunicação, monitorizar e comunicar os resultados do investimento, assim como informar e sensibilizar a população para a importância da adoção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, nomeadamente na área da mobilidade”.

A autarquia sublinhou que os objetivos estratégicos da medida consistem na redução das emissões de carbono e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como da sua perceção pelos munícipes.

A operação vai ainda impulsionar o desenvolvimento da componente de inovação e conhecimento no contexto da mobilidade e terá contributos positivos ao nível da melhoria da qualidade do ar e redução de ruído urbano.

A aquisição dos autocarros decorreu no âmbito da candidatura Idanh@ Mobilidade + Verde.

O investimento ronda os 754 mil euros e é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Portugal 2020.

“É mais um passo da autarquia no sentido de modernizar e melhorar o sistema de transportes e promover a transição para uma economia de neutralidade carbónica”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...