Identificadas mais de 400 pegadas de animais da Idade da Pedra



Mais de 400 pegadas de diversas espécies foram identificadas pela primeira vez. Um trio de especialistas em pegadas indígenas ajudou a resolver o mistério destes registos com 5.000 anos.

Na coleção de esculturas, descoberta nas Montanhas Doro Nawas, no centro-oeste da Namíbia, os especialistas conseguiram não só identificar 407 pegadas únicas, mas também determinar a espécie, o sexo e a idade estimada, e até a pata do animal que os habitantes das cavernas imortalizaram.

Girafa, rinocerontes brancos e pretos, avestruz, leopardo, gazela, zebra estavam entre as espécies comuns representadas. Outras incluíam o macaco, porco-espinho, chacal, elefante, leão, chita e babuíno.

No total, pelo menos 40 espécies foram claramente identificadas pelas suas pegadas distintivas.

“As rochas da Namíbia contêm numerosas representações de animais e de seres humanos da Idade da Pedra, bem como pegadas humanas e rastos de animais”, referiram os investigadores. “Até agora, estas últimas têm recebido pouca atenção porque os investigadores não tinham os conhecimentos necessários para as interpretar”, concluíram.

 

 

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...