Importrust traz 350 carros híbridos e elétricos para Portugal desde 2022 e explica as vantagens desta opção



A Importrust explica quais as vantagens e benefícios em optar por um carro híbrido ou elétrico. Já conta com 350 veículos de energia alternativa importados para Portugal só desde 2022, e prevê subir este número para 750 até ao final do ano, revela a empresa de consultoria automóvel, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a Importrust assumiu um compromisso “sólido com a sustentabilidade”, disponibilizando no mercado opções de veículos mais ecoeficientes e ambientalmente responsáveis. Desde 2021, já importou 350 veículos de energia alternativa para Portugal: 258 carros híbridos e 93 carros elétricos.

Ao apostar na transição para veículos híbridos e elétricos em Portugal, a empresa de importação automóvel “reforça o seu empenho em promover práticas empresariais alinhadas com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no setor, e permite à população uma aposta na transição energética na vida familiar a preços mais competitivos que o mercado nacional pratica”. Em média, um particular pode poupar até 6 mil euros ao escolher um carro importado.

 

Vantagens e benefícios de carros híbridos e elétricos para particulares e empresas

 

Carros híbridos:

  • Baixas emissões de CO2;
  • Baixo consumo;
  • Potência;
  • Empresas: Benefícios Fiscais;

No caso dos carros híbridos e híbridos plug-in, sabe-se, explica a empresa, que combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico, permitindo que funcionem tanto com gasolina como com eletricidade. Já os veículos elétricos utilizam a energia acumulada nas baterias, sendo apenas recarregáveis a partir de tomadas e postos de carregamento. Durante a condução, a bateria é regenerada sempre que ocorre uma travagem ou desaceleração.

Uma das vantagens dos automóveis híbridos plug-in, acrescenta a mesma fonte, é que estes pagam uma taxa reduzida de Imposto sobre Veículos (ISV) em comparação com os veículos movidos exclusivamente a gasolina ou gasóleo, normalmente pagando apenas 10% do imposto. A taxa exata pode variar dependendo das características específicas do automóvel, como a cilindrada do motor a gasolina, a capacidade da bateria elétrica e as emissões de CO2.

Carros elétricos:

  • Zero Emissões de CO2;
  • Isenção de pagamento de Impostos (ISV e IUC);
  • Rede de postos de carregamento em expansão;
  • Isenção de pagamento em parquímetro;
  • Dedução de IVA até ao valor de 62.500€;
  • Empresas: Isentos de Tributação Autónoma;

 

Por outro lado, refere ainda a mesma fonte, os veículos elétricos beneficiam geralmente de uma isenção total do ISV em Portugal e isenção de pagamento do IUC (Imposto Único de Circulação). Já para as empresas, há também a isenção de Tributação Autónoma e dedução no IVA até ao valor de 62.500€.

Além dos benefícios fiscais, os automóveis híbridos e elétricos apresentam outras “vantagens significativas”:  os veículos elétricos são uma opção mais sustentável porque não emitem dióxido de carbono para a atmosfera. Embora existam preocupações acerca das baterias de lítio, estes veículos “continuam a representar uma opção mais limpa em comparação com os motores de combustão interna”. Além disso, o consumo de eletricidade e os custos de manutenção destes automóveis são mais baixos do que os de combustível. Em termos de autonomia, os veículos elétricos demonstram ser líderes, podendo alcançar mais de 400 km nos modelos mais recentes. Adicionalmente, em alguns parques de estacionamento com tarifas, o estacionamento para veículos elétricos é gratuito.

“Apesar de estes veículos serem considerados mais sustentáveis, é importante observar que a sustentabilidade dos veículos híbridos e elétricos depende também do ciclo de vida completo, incluindo a fabricação das baterias e a gestão adequada de resíduos”, conclui.

 

 

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...