Índia: 53% das pessoas possui telemóvel, mas apenas 50% tem acesso a saneamento básico



Imagine que, da próxima vez que precisar de utilizar a casa de banho, não o pode fazer rapidamente ou com privacidade? É esse o cenário quotidiano de pelo menos 600 milhões de indianos, de acordo com os últimos números revelados pelo Censos na Índia, que dão conta de uma disparidade incrível entre o acesso da população a necessidades básicas, como casas de banho e águas potável, e o acesso – fácil – a telecomunicações.

Segundo os censos, há uma maior probabilidade de um indiano ser proprietário de um telemóvel do que ter uma casa de banho em casa. Isto coloca um gigantesco problema à saúde pública. Assim, metade dos 1,2 mil milhões de indianos ainda defeca ao ar livre, uma vez que não tem casa de banho ou água corrente em casa. Por outro lado, 53% dos indianos tem um telemóvel e 47% uma televisão.

“A defeção ao ar livre continua a ser um grande problema para o País, metade da população continua a fazê-lo. As razões culturais e tradicionais e a falta de educação são as principais razões por estas práticas de falta de higiene. Temos de continuar a fazer muito neste campo”, explicou o C.Chandramouli, comissário dos censos.

Esta situação é ainda menos compreensível quando a Índia, um BRIC, tem uma classe média em expansão, com acesso a todos os bens de consumo modernos. Ainda assim, metade da sua população não tem acesso a saneamento básico e água potável.

Saiba quais os riscos que a população corre por falta de saneamento básico e água potável no site Water.org. Segundo esta organização, os dados relativos ao saneamento básico, em Índia, são mais graves que os revelados pelos censos. Assim, 839 milhões dos 1,2 mil milhões de indianos não terão acesso a saneamento básico. Um número para reflectir e agir.

Fotos: Projectos da Water.org na Índia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...