Inquérito sobre Ambiente e Clima revela muita preocupação e pouca prática nos cidadãos
A importância em proteger o Ambiente e prevenir as alterações climáticas tem sido um tema muito forte na União Europeia. Existe uma grande sensibilização da população, e têm sido discutidas muitas medidas e propostas de metas a cumprir para o futuro. No entanto, embora haja consciência da necessidade de mudança nos hábitos de consumo, ainda há um longo percurso a percorrer pelos Europeus.
O mais recente estudo da Eurobarómetro, onde foram entrevistadas mais de 27.000 pessoas, revela que 94% dos cidadãos se preocupa com a proteção do Ambiente e 91% afirma que as alterações climáticas são um problema sério, porém, apenas 24% afirma mudar a forma como consome.
Na hora de comprar roupa, embora prefiram a que tenha maior durabilidade e seja feita de materiais reciclados, mais de metade concordou também que esta deveria ser disponibilizada pelo preço mais baixo possível, independentemente das condições laborais e do Ambiente.
Um inquérito da Associação em Portugal revela que as conclusões a nível nacional não são muito diferentes. Em Portugal, 95,9% dos participantes demonstraram conhecer os problemas ambientais, mas poucos conheciam as alternativas mais ecológicas para reduzir o consumo.
Já a reciclagem é um ponto exclusivo, pois ao contrário do que acontece nos restantes países europeus, em Portugal apenas 16,5% do total de resíduos produzidos são encaminhados para os ecopontos. A Quercus já tinha verificado que ainda existem muitas dúvidas na população sobre que resíduos podem ser colocados nos diferentes ecopontos, principalmente no amarelo.
Assim, pode-se concluir que a população tem consciência da situação ambiental mas que na altura de praticar a mudança, existem ainda muitas falhas.