Inverno seco e Primavera quente contribuem para incêndio que assola Canadá
Um Inverno relativamente seco, uma Primavera quente, que derreteu a neve cedo de mais e anos de políticas que deixaram florestas “prontas para arder” são as razões do incêndio que está a devastar o Canadá e que levou à evacuação da localidade de Fort McMurray, na província de Alberta, como avança o New York Times.
Cientistas avançam ainda que o aquecimento global tem afectado a frequência e a intensidade dos incêndios, o que aconteceu também no incêndio registado em Alberta, bem como noutros locais da América do Norte.
“Quanto mais quente, mais possibilidades existem de incêndio”, refere Mike Flannigan, especialista em incêndios florestais da Universidade de Alberta, acrescentado ainda que, naquela província, a época de combate aos incêndios florestais tem actualmente início a 1 de Março, um mês mais cedo do que no passado.
Por outro lado, e segundo Stefan Kienzle, hidrólogo da Universidade de Lethbridge, na região de Fort McMurray, o número de dias de ondas de calor – quando as temperaturas são de pelo menos nove graus centígrados acima do normal – triplicou desde 1950.
Foto: jasonwoodhead23 / Creative Commons