Sabe porque é que as zebras têm riscas? Nós explicamos

É uma anomalia evolucionária que tem desafiado cientistas há centenas de anos: por que têm as zebras listras? Algumas hipóteses falam em rituais de acasalamento, protecção contra predadores e calor ou camuflagem, no entanto nenhuma prova apoiou essas ideias.

Ainda assim, investigadores da Universidade da Califórnia publicaram na revista Nature Communications que revela que as riscas das zebras servem para o animal se proteger das “dentadas” de moscas portadoras de doenças.

Há muito que se suspeitava da explicação apresentada, pelo facto das moscas evitarem as superfícies listradas de preto e branco, de acordo com o HuffingtonPost.

Tim Caro, autor da investigação e professor da UC Davis de Biologia da Vida Selvagem, escreveu que “ninguém sabia porque as zebras têm esta coloração impressionante, mas resolver os enigmas evolutivos aumenta o nosso conhecimento do mundo natural e pode desencadear um maior compromisso em conservá-lo”.

Para tirar as dúvidas, os investigadores observaram a distribuição geográfica de zebras, cavalos e jumentos, e notaram as diferenças nos padrões das riscas das zebras, que se sobrepunham conforme a temperatura, terreno, faixas de predadores e distribuição das moscas mordedoras.

Enquanto outros factores não se correlaccionaram com os padrões das riscas, um facto destacou-se esmagadoramente: as moscas que picam.

“Fiquei espantado com os nossos resultados”, escreveu Caro, acrescentando que “uma e outra vez houve uma maior distribuição em áreas do corpo, em zonas do mundo onde não existiam moscas”.

Os investigadores observaram que a pele das zebras se torna particularmente susceptível às moscas, o que pode explicar o facto das listras não existirem noutros animais.

Embora esteja resolvido este mistério, surgiu outro: o porquê das moscas evitarem as superfícies listradas de preto e branco das zebras?

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...