Investigadores desenvolvem alternativa biodegradável ao blisters de medicamentos

Os blisters de medicamentos são, normalmente, feitos de plástico e alumínio, sendo uma fonte de poluição no Planeta.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade da Costa Rica (UCR) está a trabalhar numa folha feita de polímetros biodegradáveis para substituir estas embalagens por outras mais sustentáveis.

Esta invenção chama-se EcoBlist e o elemento base é um composto totalmente natural que se sabe ser cultivado, mas que, por enquanto, e para proteger a propriedade intelectual, não foi divulgado.

“O EcoBlist ajuda os utilizadores de medicamentos a utilizar embalagens que garantem a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos. Ao mesmo tempo, ajuda o meio ambiente, pois é uma embalagem biodegradável ”, disse Cristopher Rosales, um dos integrantes da equipa

Segundo outro investigador da equipa, a ideia nasceu após uma rigorosa revisão bibliográfica que incluiu investigações científicas publicadas pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, tendo revelado que em 2015 foram geradas 400 milhões de toneladas de plástico. Desse valor, 36% foi destinado à produção de embalagens, entre as quais blisters de medicamentos. Como outros plásticos, eles causam efeitos no meio ambiente, na saúde e na economia.

Devido à pandemia da COVID-19, os jovens não conseguiram consolidar um protótipo, embora o Dr. German Madrigal Redondo, professor coordenador do curso de “Gestão da Inovação” da Faculdade de Farmácia da UCR, assegurasse que o projeto é totalmente viável e em linha com o “novo normal”.

Este projeto recebeu o apoio e assessoria de vários centros de investigação da Costa Rica, como o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CITA-UCR), o Centro Nacional de Inovações Biotecnológicas (Cenibiot) e o Instituto de Investigação Farmacêutica ( Inifar-UCR).

Se as condições do país melhorarem e houver apoio financeiro, a equipa está confiante de que nos próximos dois anos serão obtidos os primeiros resultados.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...