Investigadores japoneses desenvolvem conceito inovador de veículo eléctrico sem bateria
Masahiro Hanazawa, do laboratório de I&D da Toyota, e Takashi Ohira, da Toyohashi University of Technology, estão a trabalhar num conceito alternativo – e inovador – para os carros eléctricos. Um conceito que poderá levar os automóveis a percorrer milhares de quilómetros sem precisarem de ser carregados.
De acordo com o Solar Feeds, este conceito foi beber a sua inspiração aos clássicos sistemas ferroviários eléctricos e envolve inversores de alta velocidade implementados nas estradas e que são usados para converter as fontes de energia das linhas eléctricas em radiofrequência (RF).
Então, a tensão da RF é aplicada em trilhos metálicos instalados debaixo da estrada e chega ao carro eléctrico através de uma capacitação eléctrica, que é desenvolvida entre o metal e uma correia de aço instalada dentro dos pneus do carro eléctrico.
Este conceito poderá, assim, substituir as famosas baterias eléctricas, que continuam a provocar muitas dores de cabeças aos construtores automóveis – e aos cidadãos que investiram num automóvel eléctrico.
Ainda segundo o Solar Feeds, o conceito de Masahiro e Takashi, para além de encontrar uma alternativa para os automóveis actuais, possibilita uma abordagem sustentável com um nível muito alto de eficiência energética.
Ah, e esta ideia reduz também os ruídos produzidos pelo veículo e permite ao carro eléctrico circular em temperaturas mais baixas. As experiências já realizadas aprovaram este sistema, que transfere a energia da estrada para o automóvel. Mas teremos certamente de esperar muitos anos para percebermos se esta é realmente uma alternativa viável à mobilidade.