Irlanda do Norte: Galispos em vias de extinção enviados (literalmente) para a prisão de Maghaberry
Vários casais de galispos (abibe-comum) foram enviados para a prisão de alta segurança de Maghaberry, na Irlanda do Norte, para sua própria protecção, de acordo com o The Guardian.
Segundo o jornal, a prisão de Maghaberry e a sua área envolvente, onde estão alguns dos mais perigosos presos do Reino Unido, tem as características ideais para a sobrevivência e reprodução dos galispos: relva curta, rica em outras espécies de plantas, com vários insectos para as crias em crescimento.
“Os galispos descansam no chão e os espaços amplos permitem-lhes descobrir facilmente os possíveis predadores. E o terreno nunca foi fertilizado ou tratado com químicos”, explica o Guardian, que cita os próprios serviços prisionais. Também o facto de a área não ser frequentada por pessoas contribui para este ser o espaço perfeito para a espécie.
Os galispos sempre foram uma espécie muito vista na Irlanda do Norte, mas a mudança das práticas agrícolas e a presença cada vez maior do ser humano reduziu drasticamente o seu número. Para as poucas centenas.