Já alguma vez viu um lagarto com tantas cores?



A família Agamidae é composta por mais de 300 espécies de répteis coloridos, mas este lagarto, distingue-se não só por ser o maior da família nativo do Sri Lanka, mas também pela sua anatomia e pelas cores vivas.

Conhecido por lagarto de nariz corcunda, o Lyriocephalus scutatus habita nas florestas densas e húmidas do país asiático, podendo ser encontrado tanto no solo como nas árvores. A espécie foi identificada em 1758 pelo naturalista sueco Carl Nilsson Linnaeus.

Os machos distinguem-se facilmente das fêmeas com o seu corpo verde, o saco gular amarelo vivo e uma parte da barriga azul. Tem uma cauda fina e comprida, um arco ósseo na cabeça e uma espécie de nariz redondo, que faz jus ao seu nome. Embora as fêmeas também possam ter uma coloração esverdeada, apresentam por norma tons castanhos.

Um lagarto adulto mede entre 25 a 32 centímetros de comprimento. Alimenta-se de insetos, minhocas e larvas.

Quando se sente ameaçado, o lagarto de nariz corcunda abre a boca e mostra a sua cavidade oral vermelha, para assustar os predadores, revela a BioDiversity4All. Outra das reações pode ser fingir-se de morto.

Embora não exista precisão do tamanho populacional do lagarto, este está categorizado como em estado vulnerável de risco de extinção, na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). As principais ameaças destacadas pela plataforma são o desenvolvimento urbano, a construção de estradas, a utilização dos recursos naturais, as espécies invasoras e as alterações climáticas.

Veja mais fotografias da espécie no site da BioDiversity4All.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.