Já conhece esta casa em forma de espiral?



O ateliê de arquitetura Ryuichi Ashizawa Architects & Associates projetou uma residência familiar em forma de espiral (intitulada Spiral Garden) na ilha de Awaji, no Japão. Cada parte da construção em madeira foi talhada à mão por carpinteiros e quase tudo na casa foi feito de forma sustentável. O chão, por exemplo, adota uma técnica chamada de “Tataki”, que é um método construtivo tradicional de piso de terra batida. As paredes beneficiaram da fibra de bambu trançada e de acabamentos de terra, que ajudam a armazenar o calor e a controlar a humidade.

A residência tem janelas em todos os lados – permitindo o constante contato com a vista exterior. No centro da habitação, um cilindro com clarabóia garante a entrada de luz solar durante o dia. Quando aberta, também funciona como um túnel de ventilação natural. No telhado é ainda possível cultivar diversas plantas, contribuindo para resfrescar o ambiente interior. A água da chuva irriga a vegetação e o excesso flui gradualmente para um lago construído no quintal, que serve como reservatório. O terreno ainda tem uma horta em espiral e forno ao ar livre.

A forma não convencional da residência é, segundo os arquitetos, uma referência às casas locais da ilha Awaji, que são feitas de madeira e revestidas de terra. Além disso, aposta numa “abordagem arquitetónica mais primitiva baseada na reunião familiar”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...