Já conhece o esquilo arco-íris gigante?

Os esquilos coloridos existem, são gigantes e correm livremente pelos bosques do sul da Índia. Apesar dos seus tons variarem entre tons acastanhados, alguns nascem com pêlo amarelo e azul. A Ratufa indica ou esquilo gigante de Malabar é uma das quatro espécies de roedores mais pesados da sua família, que pode chegar a um metro de comprimento e pesar dois quilos.

Os seus “parentes” não têm pêlos tão coloridos: o Ratufa affinis, encontrado na Tailândia, Malásia, Singapura e Indonésia, tem uma cor castanha ou canela. O Ratufa bicolor é principalmente preto e branco. Já o Ratufa macroura, também conhecido como o esquilo gigante do Sri Lanka, tem dois tons de preto e cinzento. Todos esses parentes são mais conhecidos que o esquilo Malabar.

De acordo com o jornal “The Independent”, esta espécie de esquilos gigante de Malabar pode crescer até 90 centímetros de comprimento – o dobro do tamanho normal dos seus familiares cinzentos. Nos seus revestimentos podem ter cores laranjas, castanhas e roxas, e são capazes de saltar até seis metros no ar e entre as árvores.

Há 20 anos, estes esquilos foram declarados em perigo de extinção, mas a sua proteção melhorou as previsões de sobrevivência da espécie. De acordo com o site da União de Conservação da Natureza (IUCN), o esquilo está classificado como espécie pouco preocupante (LC), ou seja, já não está dependente de ações de conservação.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...