Já conhece o lagostim colorido da Indonésia?



O lagostim colorido nativo da Indonésia é bastante peculiar. Trata-se de um lagostim de água doce que tem uma carapaça colorida, semelhante a uma nébula cósmica. O animal foi descoberto em 2015 pelo investigador alemão Christian Lukhaup e recebeu o nome científico de Cherax pulcher.

O novo animal pode crescer até aos 12 centímetros e tem uma auréola e um corpo ligeiramente maiores em relação aos seus parentes mais próximos. A espécie foi descoberta na angra de Hoa, perto da vila de Teminabuan, e de acordo com Lukhaup, o animal tem sido comercializado desde início da década de 2000 – sobretudo no engócio de animais marinhos para decoração – mas ninguém sabia que se tratava de uma nova espécie de lagostim.

“Na última década houve um aumento do número de lagostins coloridos vendidos no comércio de espécimes marinhos decorativos na Europa, América do Norte e Ásia, sob o nome de Cherax da angra de Hoa, Blue Moon e Irian Jaya, que se presumia representarem uma espécie não descrita”, explicou o investigador, citado pelo Washington Post. O corpo mais largo deste novo lagostim está melhor adaptado às correntes rápidas de água, com maiores níveis de oxigénio.

De acordo com relatos da população local, a nova espécie tem vindo a diminuir em número nos últimos anos e, se a sua popularidade como animal decorativo se mantiver, poderá ser necessário um plano de conservação para a espécie recentemente identificada. A nova espécie foi descrita num artigo publicado na revista científica ZooKeys.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.