Já são conhecidos os vencedores do Born from Knowledge 2021



O programa Born from Knowledge (BfK) Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), anunciou ontem os quatro vencedores desta edição. Participaram a concurso 34 projetos de alunos de Instituições de Ensino Superior de todo o país, que concorreram nas categorias “Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável”, “Turismo, Indústrias Culturais e Criativas”, “Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção” e “Saúde e Bem-Estar”.

Na categoria  “Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável” venceu o projeto Termy.co, da Escola Superior Artística do Porto, este é um projeto de economia circular direcionado aos construtores e arquitetos para acompanhá-los na realização de habitações saudáveis com pegada ecológica negativa. O projeto visa produzir placas de isolamento térmico com base em resíduos industriais e agrícolas, inoculados com micélio.

O projeto All.iN, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, venceu na categoria “Turismo, Indústrias Culturais e Criativas”. Este tem como principal atividade a venda de pacotes e serviços ligados à área do turismo acessível e inclusivo, com foco em hospedagem.

A categoria “Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção” teve como vencedor o projeto Balvia Care, do Instituto Politécnico de Bragança, que se baseia numa solução que ajuda os idosos na gestão de medicamentos e aumenta a adesão às prescrições médicas, através de um dispensador de comprimidos, uma smart band, uma aplicação móvel e website, e um sistema inteligente na nuvem.

Na categoria “Saúde e Bem-Estar”, venceu o projeto Pick yoUR bRain, da Universidade de Coimbra, que corresponde a uma plataforma  que permite reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos direcionados para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, tais como Parkinson e Alzheimer.

As ideias de negócio distinguidas ganharam acesso a um programa de imersão e aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, para desenvolver a sua ideia de negócio.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.