Jane Hoffer, CEO da GoWithFlow: “A poupança em custos de energia e combustível continuará a crescer ao longo do tempo”

Em novembro de 2020, a Flow ganhou o prémio de melhor ‘Startup de Tecnologias Limpas e da Indústria 4.0’ em 2020 atribuído pela aceleradora de startups BGI, em colaboração com o EIT Digital, pela sua solução de Gestão de Mobilidade Sustentável (SMM), que planeia, gere e maximiza todo o ecossistema de transporte dentro de uma organização. Além deste prémio, a Flow foi ainda eleita como uma das maiores scaleups portuguesas em 2020, ao integrar o ranking das 25 startups mais promissoras em Portugal que se destacaram nos últimos anos. Em entrevista à Green Savers, Jane Hoffer, CEO, explica como está a ser feita a transformação da mobilidade elétrica em Portugal.

 Na sua opinião, como pode a mobilidade elétrica contribuir para a sustentabilidade?

A substituição de um carro tradicional, movido a combustíveis fósseis, por um veículo elétrico reduz imediatamente as emissões de carbono em cerca de 4.600 toneladas. Ou seja, provoca um impacto imediato na poluição do ar. Além disso, cria um mercado para novos combustíveis e fontes de energia. Por último, cria uma mudança de paradigma na forma como as pessoas e as empresas pensam sobre o transporte, tornando-as mais recetivas à mobilidade alternativa, como bicicletas, scooters e até mesmo o aumento da utilização dos transportes públicos disponíveis.

Quais são os passos que a Flow tem vindo a dar para a transformação da mobilidade elétrica em Portugal?

A plataforma de Gestão de Mobilidade Sustentável (SMM) da Flow ajuda as empresas e as organizações na transição das suas frotas para veículos elétricos e híbridos, apoia as suas necessidades energéticas criando uma infraestrutura de carregamento otimizada, e a sua abordagem centrada nos dados dá-lhes conhecimentos e análises que as ajudam a tomar melhores decisões sobre o seu transporte. Damos uma grande importância e levamos muito a sério a nossa posição de Melhor Startup Cleantech de 2020 (prémio atribuído pela Building Global Innovators e EIT Digital) através dos sucessos comprovados que temos vindo a alcançar no trabalhar com algumas das maiores cidades e organizações de Portugal para reduzir a sua pegada de carbono.

Quais são os principais benefícios para as empresas?

Atualmente, os custos de transporte de produtos e pessoas são uma grande fatia nos negócios. Ao trabalhar com os nossos clientes para gerir mais de 4.000 veículos no último ano, descobrimos que os veículos elétricos (VE) custaram em média menos 225 euros por veículo por ano do que um veículo tradicional, pelo que há uma poupança inicial já para não falar do impacto ambiental. Outro exemplo, trabalhámos com uma das maiores cidades portuguesas para reduzir as emissões de carbono em quase 300 tonCO2eq e poupámos 37.000 euros por ano ao converter 65% da sua frota em veículos elétricos. A poupança em custos de energia e combustível através de um carregamento inteligente continuará a crescer de forma exponencial ao longo do tempo.

 Como é que se encontra Portugal na área da mobilidade elétrica face a outros países?

Estamos muito entusiasmados por ver as principais empresas portuguesas aumentarem os seus esforços para fazer a transição das suas frotas para veículos elétricos e, para satisfazer as exigências dos seus parceiros comerciais, adotarem práticas de transporte mais sustentáveis.

E o que falta ainda ser feito?

As cidades portuguesas estão entre as cidades líder na tomada de medidas para reduzir as emissões de carbono e criar zonas de emissões zero nos centros das cidades. Gostaríamos que as empresas fossem ainda mais assertivas no cumprimento desses objetivos. Temos um grande envolvimento com executivos de topo responsáveis por orçamentos que compreendem o impacto da mobilidade elétrica – para a redução de custos, impacto ambiental e para a marca e reputação da empresa. Os gestores de frotas empresariais têm agora a oportunidade de ser mais pró-ativos na introdução do planeamento da mobilidade sustentável nas operações de frotas, para que possam implementar uma frota eletrificada de uma forma que faça o maior sentido para o seu negócio e para que possam planear eficazmente o futuro.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...