Japão vai criar estádio ecológico para os Jogos Olímpicos de 2020 (com FOTOS)

O país vai remodelar o seu Estádio Nacional e incluir-lhe elementos amigos do ambiente, como aquecimento geotérmico e sistema de recolha da água das chuvas.

Green Savers

Na segunda-feira, o Comité Olímpico Internacional anunciou Tóquio, no Japão, como o local dos Jogos Olímpicos de 2020. Poucas horas depois, o estúdio Zaha Hadid já revelava os planos para um projecto ambientalmente consciente que visa transformar o Estádio Nacional no novo Estádio Olímpico de Tóquio.

A estrutura central será radicalmente diferente do seu antecessor, assemelhando-se mais a uma estação espacial fresca e tranquilizante do que a um estádio desportivo tradicional. O edifício estará repleto de elementos amigos do ambiente, que incluem aquecimento geotérmico, sistema de recolha da água das chuvas, tal como o compromisso de reutilização das águas residuais.

Determinados elementos do projecto são fluidos e servem a múltiplos propósitos – como o tecto deslizante, perfeito para concertos ao ar livre.

O projecto foi premiado pela sua inovação e pelo seu dinamismo, que os juízes do Sport Council reconheceram ser particularmente importantes no âmbito de actividades desportivas.

Depois de competir com outras 10 empresas de arquitectura, o estúdio vencedor pode agora preparar-se para colocar todas as suas ideias em acção.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.