Jerónimo Martins subscreve Pacto do Porto para o Clima



O Grupo Jerónimo Martins subscreveu o Pacto do Porto para o Clima, iniciativa que visa posicionar a cidade como líder a nível nacional na ação climática, antecipando a neutralidade carbónica, num trabalho conjunto com as empresas e com outras entidades presentes no Município.

“A adesão ao Pacto do Porto para o Clima é para nós um passo natural, na medida em que partilhamos as preocupações, o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, a orientação para ações concretas e a valorização da transparência na comunicação do progresso conseguido no cumprimento das metas definidas”, sublinha Pedro Soares dos Santos, Presidente do Grupo Jerónimo Martins, citado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o Grupo multidimensional de redução da pegada carbónica das suas operações, integrado numa estratégia de Responsabilidade Corporativa que estabelece objetivos de sustentabilidade para cada triénio. Foi nesta linha de atuação que, em 2021, o Grupo assumiu o compromisso de, até 2023, reduzir o consumo de energia em 10% por cada 1.000 euros de vendas face a 2017.

Como resultado do investimento em energias renováveis, em certificados de energia renovável (REC), em eficiência energética dos edifícios e em equipamentos e gases de refrigeração natural, em 2021, o Grupo reduziu a pegada de carbono (âmbitos 1 e 2) em 35% face a 2017.

Grupo investiu 1.200.000€ para instalar sistema solar fotovoltaico

No seu Centro de Distribuição localizado a Norte do país, em Valongo, o Grupo investiu, em 2020, um milhão e duzentos mil euros (1.200.000€) na instalação de um sistema solar fotovoltaico, proporcionando uma autonomia energética superior a 30% do consumo total deste Centro de Distribuição. Em 2021, mais de 35% da energia consumida pelo Grupo era proveniente de fontes de energia renovável.

Esta é a quarta iniciativa conjunta com os municípios portugueses com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa em que a Jerónimo Martins participa. Em Lisboa, o Grupo aderiu ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030 e subscreveu o Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa. Já em junho deste ano, Jerónimo Martins foi a única empresa retalhista alimentar a subscrever o Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Braga, conclui o comunicado.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.