João Pedro Matos Fernandes integra Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados



O Instituto de Conhecimento anuncia a integração de João Pedro Matos Fernandes, como Senior Advisor para as áreas da energia e ambiente, prosseguindo o trabalho pioneiro deste Instituto na investigação e promoção de conhecimento em temas que marcam a atualidade como o ESG e a transição energética.

A contratação agora anunciada, que se iniciará em Setembro, faz parte da estratégia de crescimento do Instituto de Conhecimento para as áreas-chave da economia na atualidade, através da integração de especialistas altamente reputados que irão liderar polos temáticos de investigação, permitindo ao Instituto de Conhecimento afirmar-se como um dos principais intervenientes na divulgação de novas tendências e produção de conhecimento.

Para Luís Barreto Xavier, Presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, “Esta integração é um marco na história do Instituto que vê, assim, reforçada a sua capacidade e relevância numa das áreas de maior  importância na atualidade. João Pedro Matos Fernandes tem um curriculum ímpar e um vasto conhecimento e experiência na investigação e na docência, com um percurso reconhecido. Estamos muito entusiasmados com esta integração e com o que ela representa, pelo impacto que queremos ter nestes temas, através da partilha de conhecimento.”

“O Instituto de Conhecimento é um polo fundamental para a Abreu Advogados, pois sendo uma entidade autónoma e com uma missão muito clara  de prosseguir a inovação e a investigação, assegura que todos os nossos stakeholders estão permanentemente atualizados, tendo acesso a um manancial de informação produzida pelos mais reputados especialistas de diversas áreas e backgrounds, nas temáticas mais relevantes a cada momento. João Pedro Matos Fernandes tem uma experiência e conhecimento práticos únicos numa área de charneira que é estratégica para nós e para os nossos Clientes, pelo que é um reforço muito importante no Instituto de Conhecimento”, completa Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados.

João Pedro Matos Fernandes, refere, “O Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados é um projeto relevante no panorama nacional, com académicos e especialistas de diferentes áreas e nacionalidades que se juntam para, com a sua experiência, contribuir para gerar novo conhecimento em áreas que preocupam as empresas e os cidadãos, como são o ESG e esta nova forma de organização das empresas. Há muito tempo que conheço o Instituto e a sua abertura à inovação, com a qual me identifico. O foco no futuro e a aposta em áreas pioneiras que estão ou vão impactar a economia foram fatores críticos para aceitar este convite. A transformação energética e o ESG são áreas-chave, às quais me tenho dedicado, e é para mim uma grande honra poder contribuir para gerar conhecimento e informação”.

João Pedro Matos Fernandes é Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1991 e Mestre em Transportes, pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1995. Do seu largo percurso, destaque para a função de Ministro do Ambiente, no XXI Governo Constitucional, até outubro de 2018, sendo posteriormente Ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Entre outras relevantes posições, trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes e foi Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais, entre 1995 e 1997, e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente entre 1997-99. Foi Administrador da Quarternaire Portugal e realizou consultoria para o Desenvolvimento, SA, entre 1999 e 2005. Na área da gestão portuária, foi Vogal do Conselho da Administração dos Portos do Douro e Leixões e Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões. Foi ainda Presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Viana do Castelo e Presidente da Associação dos Portos Portugueses.

Na área da docência, destaque para o trabalho realizado no Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactos Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Entre 2012 e 2013 foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala, em Moçambique.  Foi Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto de 2014 a 2015.

Sobre o Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados

Criado em 2012, o Instituto de Conhecimento é um dos primeiros centros de conhecimento incubados numa sociedade de advogados fomentando o conhecimento jurídico e promovendo iniciativas internas e externas para o desenvolvimento do direito e da prática da advocacia.

O Instituto de Conhecimento recebeu, em 2021,  a certificação de entidade formadora por parte da DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, estando capacitado para prestar formação profissional certificada, que poderá ser usada para o cumprimento das obrigações legais de formação por parte das empresas aos seus colaboradores.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.