Kaspersky reforça o compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social
No seu primeiro relatório de Sustentabilidade (ESG), a Kaspersky revelou projetos e iniciativas implementadas de forma a reduzir a sua pegada de carbono, o fosso entre os géneros, e continuar a educar o público sobre os princípios básicos da cibersegurança. O relatório, publicado de acordo com as normas internacionais GRI e SASB, centra-se nos resultados do desenvolvimento sustentável da empresa para 2021 e os primeiros seis meses de 2022, sublinha a Kaspersky, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o relatório de Sustentabilidade da empresa baseia-se em cinco áreas-chave do desenvolvimento sustentável: cibermundo mais seguro, ética e transparência, tecnologia futura, capacitação das pessoas, e planeta mais seguro.
“A implementação de uma estratégia de sustentabilidade é um passo integral para nós como empresa que se esforça por tornar o mundo melhor. A Kaspersky vê o cumprimento da sua missão em primeiro lugar em tornar o espaço digital mais resistente às ameaças através da construção da Imunidade Cibernética. No entanto, sendo uma empresa global socialmente responsável, não podemos ignorar a necessidade de enfrentar desafios, que incluem a redução da nossa pegada de carbono, o combate à falta de princípios básicos de cibersegurança e ciberhigiene, a redução do fosso entre géneros e a liderança da transparência na cibersegurança. Acreditamos que a contribuição das empresas para a construção de uma agenda sustentável é essencial, e só unindo esforços poderemos assegurar um amanhã melhor para as gerações futuras”, explica Maria Losyukova, Head of Sustainability.
Reduzir o impacto negativo sobre o ambiente
A Kaspersky apoia a tendência da indústria para a adoção contínua da Distribuição Eletrónica de Software (ESD): a empresa reduziu para metade a sua produção de produtos tangíveis e tem impulsionado as vendas digitais, o que tem um menor impacto no ambiente, revela.
Além disso, acrescenta, “ao implementar um processo de organização de viagens de negócios mais consciente e ao diminuir o seu número global, a quantidade de emissões atmosféricas foi reduzida em 81% entre 2019 e 2021”.
A mesma fonte explica que a empresa “mantém uma economia de energia dos seus centros de dados e utiliza apenas tecnologias modernas de consumo e fornecimento de energia no seu equipamento”.
A Kaspersky “também tem uma série de iniciativas internas em diferentes unidades de negócio centradas no desenvolvimento de uma abordagem mais responsável às questões ambientais. Estas incluem a realização de atividades educativas sobre a minimização da pegada de carbono, a mudança para materiais de marketing mais sustentáveis, a criação de infraestruturas de escritório mais “eco-eficientes”, e atividades de reciclagem para funcionários destinadas a recolher frações de resíduos que não estão sujeitas a processamento doméstico”, sublinha.
O relatório completo está disponível aqui