Leões, coiotes e ursos estão a aparecer nas cidades

Não são apenas os coiotes, como noticiámos anteriormente, que estão a aparecer nas cidades norte-americanas. Há raposas em Londres, leões-da-montanha em Los Angeles, ursos em Lake Tahoe e inúmeros carnívoros selvagens noutras cidades de todo o mundo.

Segundo o biólogo Stan Gehrt, que estudou os coiotes em Chicago, este tendência está apenas a começar.

“É razoável assumirmos que estes animais estão a chegar à cidade porque estão a ser levados a isso pelas alterações cilmáticas e destruição dos habitates, mas essa é apenas parte da explicação. Um dos principais factores é que hoje há mais grandes carnívoros que antes e, também, porque os esforços de conservação são cada vez mais bem sucedidos”, explicou Gehrt.

Por outro lado, as grandes cidades atraem não só humanos como animais. Gehrt diz que esta tendência é tão inevitável que os cidadãos de Chicago devem aprender a “lutar com os coiotes com as suas próprias mãos”.

O biólogo explica que quando um grande predador perde o seu medo instintivo dos humanos, esse animal tem mais hipóteses de atacar. “A questão está no grau de risco que vamos tolerar, e que tipo de ajustamentos vamos fazer às nossas vidas. Porque não podemos simplesmente livrarmo-nos dos coiotes”, conclui Gehrt.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...